O que fazer quando o produto apresenta defeito após o reparo?

O que fazer quando o produto apresenta defeito após o reparo

Quando precisamos consertar um produto com defeito, é natural esperar que o serviço seja bem realizado e que o produto volte a funcionar perfeitamente.

Mas e se o mesmo problema persistir após o reparo?

Ou se surgir um novo defeito relacionado ao serviço prestado?

Nesses casos, é essencial saber quais são seus direitos em relação à garantia após o conserto.

Teste após o reparo

Ao retirar o produto consertado, é altamente recomendável testá-lo antes de sair da assistência técnica.

Verifique se todas as funcionalidades estão em perfeito estado, inexistindo qualquer defeito .

Caso perceba algo fora do esperado, não hesite em apontar o problema aos responsáveis pelo serviço.

É fundamental que você se sinta satisfeito com o resultado do reparo.

Além disso, sempre solicite a emissão de uma nota fiscal detalhada, na qual estejam discriminados os serviços realizados no produto.

Essa nota é um comprovante importante, tanto para fins de garantia como para registro dos procedimentos executados no aparelho.

Garantia legal após o reparo

Quando um produto é submetido a um reparo, ele tem garantia legal de três meses, independentemente de haver um termo escrito ou não.

Portanto, se durante esse período o produto apresentar o mesmo defeito novamente ou qualquer outro problema decorrente do serviço de reparo, isso indica que o serviço foi mal prestado.

Diante disso, o cliente tem direito de exigir a reexecução dos serviços sem nenhum custo adicional.

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê alternativas para o consumidor em caso de falha no reparo, como a restituição total ou parcial do valor pago, a troca do produto por outro equivalente ou o abatimento proporcional do preço.

Garantia contratual após o reparo

Se o produto estiver dentro do período de garantia contratual oferecida pelo fabricante ou fornecedor, o prazo de garantia não é estendido após o reparo.

Por exemplo, se um produto tem garantia contratual de um ano e apresentou defeito após sete meses de uso, e o reparo demorou um mês, restarão apenas quatro meses de garantia contratual a partir da data da compra.

Produto trocado após o reparo

Se houver a troca do produto por um novo após o reparo, o prazo de garantia legal e contratual continua sendo contado a partir da data em que o novo artigo foi entregue.

Portanto, caso o novo produto apresente o mesmo defeito ou outros problemas em um período menor que sua vida útil, o consumidor pode solicitar a troca.

Isso ocorre porque a garantia é válida para o novo item entregue ao consumidor.

Proteja-se como consumidor

É importante lembrar que a garantia é um direito do consumidor e deve ser respeitada pelas empresas e fornecedores.

Caso você se depare com qualquer situação em que seus direitos estejam sendo desrespeitados, não hesite em buscar orientação junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Ter conhecimento sobre seus direitos após o reparo de um produto é essencial para garantir uma experiência de consumo satisfatória e assegurar que os serviços estejam de acordo com o contrato.

Ao exercer seus direitos como consumidor consciente, você contribui para a melhoria do mercado e para o respeito aos seus direitos.

Imagem de standret no Freepik

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